Home 1 16 Notícias
IPTU do Rio: prefeitura corta custos e deixa de enviar talões

IPTU do Rio: prefeitura corta custos e deixa de enviar talões

Guias para parcelamento devem ser emitidas na internet

Contribuintes do Rio não vão mais receber pelo correio o talão do IPTU — cujas guias já estão disponíveis no Portal Carioca Digital.

Para cortar custos, a prefeitura decidiu enviar, no lugar do carnê, um documento simplificado com apenas dois códigos de barra: o do pagamento integral, à vista, e o da primeira parcela.

Essas duas opções vencem no dia 5 de fevereiro. Quem decidir quitar o imposto de uma vez terá 7% de desconto.

Quem optar pelo pagamento a prazo precisará acessar o Portal Carioca Digital e gerar os demais boletos— assim como a guia da cota única, caso o contribuinte não queira esperar pelo envio do documento pelo correio.

Até o ano passado, donos de imóveis recebiam um talão com 11 guias — a da cota única e a das 10 parcelas.

Como fazer

Não é necessário ter conta no Carioca Digital para emitir as guias.

Página do IPTU 2021 do Rio — Foto: Reprodução

Página do IPTU 2021 do Rio — Foto: Reprodução

  • Clique na Guia 00 (em destaque na imagem).
  • A tela a seguir vai abrir:
Tela do IPTU 2021 do Rio: contribuinte poderá imprimir a cota única ou as 10 parcelas — Foto: Reprodução

Tela do IPTU 2021 do Rio: contribuinte poderá imprimir a cota única ou as 10 parcelas — Foto: Reprodução

  • Escolha entre a cota única com desconto, o integral sem desconto e o parcelamento, clicando nas bolinhas.
  • Clique em gerar boleto e confirme.

Vencimento

  • 1ª cota ou cota única – 05/02
  • 2ª cota – 05/03
  • 3ª cota – 08/04
  • 4ª cota – 07/05
  • 5ª cota – 08/06
  • 6ª cota – 07/07
  • 7ª cota – 06/08
  • 8ª cota – 08/09
  • 9ª cota – 07/10
  • 10ª cota – 08/11

Postos de atendimento

Devido à pandemia, os postos só realizarão atendimento presencial com agendamento prévio.

Barra Shopping

  • Av. das Américas, 4.666 – 3º piso – sala 326A – Centro Médico (SAC)
  • E-mail: reqsac_barrashop@smf.rio.rj.gov.br
  • Telefone: 2275-5656

Rio Sul Shopping

  • Rua Lauro Müller, 116 – Estacionamento G4 – Setor Amarelo, Botafogo (SAC-2)
  • E-mail: reqsac_riosul@smf.rio.rj.gov.br
  • Telefone: 2594-6822

West Shopping

  • Estrada do Mendanha, 555 – loja 282 – Campo Grande (SAC-3)
  • E-mail: reqsac_westshop@smf.rio.rj.gov.br
  • Telefone: 98909-2360

Norte Shopping

  • Av. Dom Helder Câmara, 5.474 – loja 3021 – Cobertura (SAC-4)
  • reqsac_norteshop@smf.rio.rj.gov.br

Center Shopping

  • Av. Geremário Dantas, 404 – Lojas 501 e 502 – Piso G2 – Jacarepaguá (SAC-5)
  • E-mail: reqsac_centershop@smf.rio.rj.gov.br
  • Telefone: 3394-3020

Fonte: G1

Foto: Eduardo Pierre/G1

Postado por: Hiper Serviços

As 5 mais lidas